top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Maia

Democracia: nunca vi, nem comi, eu só ouço falar!


Muito tem se falado que a democracia brasileira estaria em risco em virtude de manifestações pedindo a volta da ditadura e o fechamento de Instituições como o Supremo Tribunal Federal e o Congresso Nacional.


De um lado é verdade que tais movimentos são antidemocráticos sim, mas de outro lado estão absolutamente distantes de colocar a democracia brasileira em risco. E porque então o alarde? Simplesmente pelo fato de que muitos não possuem a mínima noção do que que é democracia.


O conceito democrático é muito mais amplo do que a participação popular nas decisões governamentais ou menos nas próprias eleições, passando por muitos outros aspectos, tais como direitos às liberdades individuais, direitos fundamentais e segurança jurídicas nas relações entre particulares e entre estes e o Estado, além de muitos outros pontos.


Assim, meia dúzia de faixas em Brasília ou em qualquer lugar não são capazes de colocar a democracia brasileira em risco, a qual, apesar de jovem, menos de 40 anos, conta com Instituições fortes o suficiente para suportarem eventuais e pontuais pressões de alguns grupos extremamente pequenos, bem como também para superar sem grandes abalos crises políticas tais quais os dois impeachments que o Brasil viveu na era democrática.


Por outro lado, ainda tem outro fator relevante que reforça o Estado democrático brasileiro, a saber: estamos entre as dez maiores economias abertas do mundo e certamente o mercado, com suas gigantes multinacionais instaladas aqui, não permitiria um rompimento brusco do regime democrático, afinal não somos uma pobre Venezuela ou uma ilha como Cuba.


Por fim, a hipótese de um rompimento democrático necessariamente teria que contar não apenas com o apoio, mas com a substancial participação dos militares, os quais, apesar de ocuparem diversos cargos da República atualmente, não demonstram nem coesão e nem disposição sobre o assunto.


Assim, o povo brasileiro, mesmo, em grande parte, sem saber do que se trata direito, pode ficar tranquilo que a democracia não está e risco em nosso país.

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NINGUÉM AGUENTA MAIS LIGACÕES DE 0303...

Ninguém aguenta mais receber ligações de números de telefone que começam com 0303. Claro que essa afirmação não é absoluta e nem possui uma fonte exata, mas reflete, sem dúvidas um sentimento geral da

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X BURRICE NATURAL

Muito tem se falado sobre ChatGPT e outras inteligências artificiais que prometem revolucionar vários aspectos da vida humana, seja no trabalho, em decisões e processos judiciais, em procedimentos méd

NÃO FAÇA NEGÓCIO SÓ DE BOCA.

Já ouviram falar alguns ditados populares como: “Quem empresta não presta” ou “Quem empresta dinheiro para amigo acaba perdendo os dois, o dinheiro e o amigo”? Pois é, tais ditados trazem a sabedoria

Comments


bottom of page