top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Maia

O GOLPE DOS BITCOINS

A tecnologia com a internet e suas redes sociais, fez com que a criminalidade se modernizasse. Na verdade, os golpes criminosos são os mesmos, apenas se atualizaram para utilizar os instrumentos da atualidade. Assim, o velho e conhecido 171, artigo do Código Penal referente ao crime de Estelionato agora vem sendo aplicado de forma eletrônica por meio de mensagens de whatsapp e telefonemas que induzem as vítimas a fazer transferências bancarias e pagamentos fraudulentos em favor da bandidagem.


Além, disso outra forma criminosa que tem se popularizado no Brasil é a utilização de supostos investimentos em Bitcoins, os quais prometem o pagamento de juros e recompensas altíssimas, bem acima dos pagos pelo mercado em investimentos tradicionais.


Esse golpe utilizando Bitcoins já fez milhares de vitimas por todo o país, inclusive algumas personalidades bem famosas como o jogador de futebol Gustavo Scarpa, ex-Palmeiras.


A primeira orientação que temos que ter em mente é a de que não devemos acreditar em negócios que nos prometem um ganho exageradamente bom, pois esse é o chamariz dos criminosos para atrair as vítimas. Em segundo lugar, ao desconfiar de qualquer negócio que esteja fazendo ou que já tenha feito, a pessoa deve procurar a polícia, em especial por meio de um Advogado a representando, para que se possa instaurar um inquérito policial a fim de se punir os responsáveis pelo golpe e tentar com medidas cautelares recuperar pelo menos parte do prejuízo.


Nesse ponto, o poder Público tem pecado em não investir mais na estruturação das polícias investigativas, as quais, infelizmente, não possuem a velocidade de reação que o crime organizado tem demonstrado ultimamente.


De todo modo, a precaução, de um lado, e o auxílio de um Advogado, ainda são as únicas formas de se evitar a queda em um golpe desses ou a minimização dos prejuízos por ele causado.


Antes de arriscar seu patrimônio em um negócio aparentemente atrativo lembrem-se do conhecido ditado popular: quando a esmola é demais até o santo desconfia!

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NINGUÉM AGUENTA MAIS LIGACÕES DE 0303...

Ninguém aguenta mais receber ligações de números de telefone que começam com 0303. Claro que essa afirmação não é absoluta e nem possui uma fonte exata, mas reflete, sem dúvidas um sentimento geral da

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X BURRICE NATURAL

Muito tem se falado sobre ChatGPT e outras inteligências artificiais que prometem revolucionar vários aspectos da vida humana, seja no trabalho, em decisões e processos judiciais, em procedimentos méd

NÃO FAÇA NEGÓCIO SÓ DE BOCA.

Já ouviram falar alguns ditados populares como: “Quem empresta não presta” ou “Quem empresta dinheiro para amigo acaba perdendo os dois, o dinheiro e o amigo”? Pois é, tais ditados trazem a sabedoria

Comments


bottom of page