top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Maia

O que é capricho?

Capricho na minha concepção é aquilo que não precisa ser feito, mas, uma vez sendo feito, torna especial aquilo que foi assim realizado. Algo feito com capricho é ao contrário do "assim tá bom" ou "precisa não, dá pra ser assim" ou ainda "assim passa". Capricho é o sorrido no rosto do garçom ao nos atender; é o escutar atencioso do Advogado ao problema trazido pelo cliente; é o olhar nos olhos do Médico ao atender o paciente; é a letra bonita do estudante na prova; é o cabelo impecavelmente arrumado da aeromoça; é o batom na boca da estagiária; é a barba bem feita ou bem delineada no rosto do estagiário; enfim, todos notamos quando algo é feito com capricho.


Dá muito trabalho ser caprichoso, certamente não é coisa para preguiçosos, mas sem dúvida quem leva a vida com capricho possui muito mais chances de vencer, seja no âmbito da iniciativa privada ou do serviço público, naquela com a fidelização e aumento dos clientes, neste com promoções.


O interessante é que capricho não depende de formação intelectual, classe social, raça, credo ou qualquer outra característica que não seja a simples vontade de assim agir, sendo, portanto, possível de ser feita qualquer coisa de maneira caprichosa por qualquer pessoa e, de outro lado, podendo também se esperar de qualquer um que aja dessa maneira.

Entretanto, essa forma caprichosa é o que pouco vemos em muitos lugares e serviços que conhecemos, pois nos parece que as pessoas e as empresas ainda não atentaram que não importa ter o melhor serviço ou o melhor produto, pois isso o concorrente também pode ter, mas sim que o fator fidelizante é a maneira caprichosa com o cliente é tratado. Não é a coisa em si, mas a maneira como ela é vendida, o que se passou a chamar de "a experiência", ou seja, como se compra ou usufrui algo.


Por isso, não importa se você está limpando uma mesa de bar, como eu fiz muito na época em que trabalhei de garçom, ou se está defendendo o cliente mais importante do país, o faça sempre com muito zelo e capricho, pois "a experiência" o marcará tanto ou mais que o próprio resultado alcançado.

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NINGUÉM AGUENTA MAIS LIGACÕES DE 0303...

Ninguém aguenta mais receber ligações de números de telefone que começam com 0303. Claro que essa afirmação não é absoluta e nem possui uma fonte exata, mas reflete, sem dúvidas um sentimento geral da

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X BURRICE NATURAL

Muito tem se falado sobre ChatGPT e outras inteligências artificiais que prometem revolucionar vários aspectos da vida humana, seja no trabalho, em decisões e processos judiciais, em procedimentos méd

NÃO FAÇA NEGÓCIO SÓ DE BOCA.

Já ouviram falar alguns ditados populares como: “Quem empresta não presta” ou “Quem empresta dinheiro para amigo acaba perdendo os dois, o dinheiro e o amigo”? Pois é, tais ditados trazem a sabedoria

Comments


bottom of page