O melhor Chef de cozinha do mundo conseguiria produzir um prato que traga a felicidade dá sentir o sabor de uma comida feita por uma mãe? Cristiano Ronaldo ou Messi, os melhores jogadores de futebol da nossa geração, conseguiriam sentir a felicidade de um garoto ao fazer um gol na "pelada" da rua e comemorar igual aos seus ídolos?
Um profissional liberal que ganha um milhão de reais por mês e não tem tempo para os seus amigos e sua família, seria mais feliz que um outro que ganha o básico para sobreviver com dignidade, mas possui tempo de qualidade com os seus e para a sua vida pessoal?
Alguém que vive um relacionamento nos padrões tradicionais, supostamente baseado na fidelidade reciproca, seria necessariamente mais feliz que outra pessoa que tolera a traição de seu grande amor? Um atleta vencedor de uma importante competição é o mais feliz entre todos os que competiram?
Alguém fisicamente atraente aos olhos da maioria é mais feliz do que alguém que não possui muitos atributos físicos? Os famosos são mais felizes do que os anônimos? Os casados são mais felizes que os solteiros?
A lista de perguntas comparativas parece-me infinita, mas todas tem um ponto em comum: o verdadeiro sucesso está diretamente ligado à felicidade! Isto pelo fato de que em nenhuma área da vida humana pode se alcançar o sucesso pleno sem que se esteja feliz naquela atividade ou posição, pois a felicidade impossibilita a continuidade continuo de qualquer processo criativo ou de crescimento pessoal.
Assim, não se pode medir o sucesso de modo não individualizado, pois somente quem sabe o peso da cruz é quem a carrega ou a sensação do prazer é quem o sente. Mas, infelizmente, a sociedade moderna prega padrões de sucesso dissociados da felicidade, o que induz os mais jovens e até alguns mais experientes a pautarem suas existências em busca de um sucesso que nada tem relação com a felicidade, o que é um erro e pode levar até a cometimento de crimes, quando, em verdade, o verdadeiro sucesso é ser feliz.
Comments