top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Maia

Patriotas não, idiotas

Nenhum argumento pode justificar a violência, os danos e o ataque que a democracia e o patrimônio púbico brasileiros sofreram no último dia 08 de janeiro, na Praça dos Três Poderes, na Capital Federal. Isso é indiscutível!


Partindo dessa premissa, apenas a insanidade mental explica os atos de terrorismo cometidos por supostos patriotas, possivelmente fanáticos pelo ex-Presidente Bolsonaro, os quais, além de invadir e depredar prédios públicos, atacarem fisicamente agentes de segurança, danificarem o patrimônio histórico cultural do país, a exemplo do exemplar original da Constituição de 1988 furtado do Supremo Tribunal Federal e da obra de Di Cavalcanti rasgada a facadas, ainda maltrataram animais, picharam paredes e fizeram tudo o mais que possa lembrar a barbárie.


Tais atos, além de absolutamente criminosos, foram simbolicamente uma grave violência aos símbolos democráticos da nossa república e precisam ser, nos termos da lei, severamente apurados e punidos para que o Brasil deixe bem claro que a sua democracia e as suas instituições são sólidas e inabaláveis.


Registre-se que tão grave quanto as ações cometidas pelos criminosos travestidos de patriotas, foram as omissões de alguns agentes públicos em não prevenir e em não combater o fatídico episódio. Aqui menciono desde policiais que assistiram a tudo na mais pura inércia, passando pelo Secretário de segurança do Distrito Federal, até o Governador do DF que devem ser responsabilizados civil e criminalmente pelos resultados dos crimes cometidos, uma vez que em suas funções exerciam o papel de garantidores da ordem e da segurança pública.


Enfim, nada pode justificar as atitudes criminosas dos manifestantes nesse que ficará marcado como a versão tupiniquim da invasão ao Capitólio (Congresso americano) pelos apoiadores do Ex-Presidente Donald Trump.


Penso que pelo menos esse domingo de crimes em Brasília possa ajudar a unir o país em torno dos nossos bens maiores enquanto nação, a saber: a liberdade e a democracia.


6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NINGUÉM AGUENTA MAIS LIGACÕES DE 0303...

Ninguém aguenta mais receber ligações de números de telefone que começam com 0303. Claro que essa afirmação não é absoluta e nem possui uma fonte exata, mas reflete, sem dúvidas um sentimento geral da

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X BURRICE NATURAL

Muito tem se falado sobre ChatGPT e outras inteligências artificiais que prometem revolucionar vários aspectos da vida humana, seja no trabalho, em decisões e processos judiciais, em procedimentos méd

NÃO FAÇA NEGÓCIO SÓ DE BOCA.

Já ouviram falar alguns ditados populares como: “Quem empresta não presta” ou “Quem empresta dinheiro para amigo acaba perdendo os dois, o dinheiro e o amigo”? Pois é, tais ditados trazem a sabedoria

Comments


bottom of page