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Foto do escritorDaniel Maia

Todos querem um advogado para chamar de seu

A Advocacia, assim como diversas outras profissões, vem se transformando e se modernizando ao longo do tempo. Aquela Advocacia romântica, feita por Advogados que, além do saber jurídico, tinham apenas uma secretária e uma pasta embaixo do braço, já não tem mais espaço no mercado, apesar de ainda existir. Ela transformou-se em um modelo de Advocacia mais empresarial, no qual o cliente contrata uma firma e não apenas um Advogado individual, tendo, assim, a garantia de um atendimento contínuo, ou seja, se o Advogado principal que foi contratado, por alguma razão não puder atendê-lo em um determinado ato ou dia, o cliente não fica desamparado, pois tem toda uma equipe para continuar a atendê-lo.


Aliada a essa mudança, veio a evolução digital da jurisdição, a qual faz com que o Advogado possa atender seus clientes virtualmente, fazendo audiências remotas e participando de processos totalmente virtualizados. Essa é a fase que a Advocacia moderna está inserida, a qual traz novos conceitos de atendimento e de foco na prestação de serviços, tais quais a Advocacia preventiva e a Advocacia conciliatória ou de mediação, tudo visando possibilitar uma solução mais ágil e barata para os clientes.

Entretanto, em todas dessas fases ou modelos de Advocacia haverá uma característica comum que fará o Advogado ter um sucesso sustentável e de longo prazo, qual seja a atenção ao cliente.


É interessante notar que o cliente também se modernizou e, assim, não aceita mais não ter informações precisas sobre seus casos, até pelo fato de que ele mesmo cliente pode acessar a maioria dos sistemas processuais dos tribunais; bem como não aceita mais somente ter acesso ao Advogado que contratou no memento de assinar o contrato, prática que, infelizmente, alguns advogados ainda insistem em fazer.


Assim, o Advogado moderno tem que além de se atualizar com as novas ferramentas cibernéticas hoje disponíveis, precisa não perder aquela característica básica, mas fundamental, que tinham aqueles Advogados de antigamente, qual seja: a atenção ao cliente.


Nesse diapasão, a Advocacia moderna volta à romântica, fazendo com que o Advogado moderno e de sucesso tenha que saber ouvir, estar disponível e acessível, pois o cliente quer poder falar diretamente com seu defensor nos momentos de angústia e não apenas quando for conveniente para o Advogado.


Afinal de contas, todos querem um Advogado para chamar de seu.

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