top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Maia

Trabalho remoto: uma solução ou um problema?

Com a pandemia do Coronavírus o trabalho remoto, aquele feito exclusivamente por meio de sistemas de computadores ou por telefone sem a presença pessoal do trabalhador, foi adotado maciçamente em empresas privadas e no serviço público.


Essa modalidade de trabalho já era uma tendência, mas sofria uma certa resistência pela desconfiança que muitos tinham sobre a eficiência dos serviços prestados dessa forma.

No que tange à iniciativa privada, a modalidade remota se mostrou uma solução adequada e até elogiada, pois as empresas tiveram os seus custos com infraestrutura e logística de pessoal reduzidos, enquanto os resultados se mantiveram os mesmos ou até melhoraram.

Pelo lado dos empregados, também houve ganho, pois passaram a economizar o tempo de deslocamento que tinham que gastar da casa para a empresa e isso lhes proporcionou, juntamente com outras conveniências de trabalhar em casa, uma melhoria na qualidade de vida.


Claro que para isso dar certo é recomendável que as empresas possibilitem aos empregados instrumentos e a transformação de locais adequados para suas atividades e de outro lado, dos empregados exige-se disciplina para exercer as tarefas como se estivessem no próprio local de trabalho.


Já no serviço público o trabalho remoto não tem trazidos tantas vantagens para quem necessita da prestação, pois, na prática, o que tem se visto em diversas repartições públicas que adotaram esse modelo de serviço é a mais completa ineficiência e falta de controle da atividade dos servidores, os quais se escondem atrás das telas de computadores para não atender diretamente e na velocidade que se espera os que dele necessitam.


Isso acende um alerta aos Órgãos de controle dos mais diversos serviços públicos sobre a eficiência - princípio norteador do serviço público - dos seus servidores. As ouvidorias e as corregedorias devem estar atentas e efetivas na fiscalização da prestação do serviço público e a imprensa, bem como a sociedade civil, da mesma forma, não podem se calar diante da ineficiência de qualquer órgão público na prestação do serviço remoto.

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NINGUÉM AGUENTA MAIS LIGACÕES DE 0303...

Ninguém aguenta mais receber ligações de números de telefone que começam com 0303. Claro que essa afirmação não é absoluta e nem possui uma fonte exata, mas reflete, sem dúvidas um sentimento geral da

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X BURRICE NATURAL

Muito tem se falado sobre ChatGPT e outras inteligências artificiais que prometem revolucionar vários aspectos da vida humana, seja no trabalho, em decisões e processos judiciais, em procedimentos méd

NÃO FAÇA NEGÓCIO SÓ DE BOCA.

Já ouviram falar alguns ditados populares como: “Quem empresta não presta” ou “Quem empresta dinheiro para amigo acaba perdendo os dois, o dinheiro e o amigo”? Pois é, tais ditados trazem a sabedoria

Comentarios


bottom of page