top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Maia

Você é o seu Instagram ou a sua foto 3x4?

Quem de nós nunca se achou feio ou, pior, esquisito, em uma foto tirada no tamanho 3x4? Aquelas mesmo, usadas geralmente em documentos e em currículos para busca de emprego. Entretanto, no apogeu da feiura que nos batia sem dó ao vermos nossa imagem nesse tipo de foto, tinha uma coisa boa: éramos trazidos para a realidade de que a autenticidade do documento que receberia aquele “retrato”, como diria uma tia minha, estava intimamente ligada à imagem da foto. Como se o próprio estado estivesse aceitando a nossa feiura como prova de que o documento era válido e legal.


Claro que esse pensamento é irônico e com ele tento mostrar que o exagero da feiura que apresentávamos nas fotos 3x4 atualmente foi substituído pelo exagero diametralmente oposto que é o da beleza fictícia apresentada nas fotos postadas por muitas pessoas no Instagram e em outras redes sociais.


Sério, não se dá para saber mais se a pessoa que aparece na tela do seu celular é mesmo tão perfeita ao vivo, pessoalmente.


Filtros, aplicativos e outros aparatos tecnológicos fizeram as fotos 3x4, que em sua época de “sucesso” somente contavam no máximo com um fundo verde ou branco atrás da pessoa que tinha a coragem, ou melhor, a necessidade, de tirá-la, parecerem ainda pior.


Dar uma melhoradinha leve no visual da foto antes de postá-la, tudo bem, faz bem para o ego. Mas o que me pergunto é se essas pessoas que abusam das alterações nas suas fotos postadas nas redes sociais não se envergonham quando são vistas pessoalmente e são obrigadas a confessarem visualmente a feiura que disfarçaram com filtros e aplicativos, em um verdadeiro estelionato visual. Aqui a foto 3x4 era melhor, pois dificilmente parecíamos melhores do que realmente éramos nelas e, assim, nunca decepcionávamos pessoalmente.

Enfim, conforme-se: você não é o seu Instagram, mas sim sua foto 3x4.


19 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NINGUÉM AGUENTA MAIS LIGACÕES DE 0303...

Ninguém aguenta mais receber ligações de números de telefone que começam com 0303. Claro que essa afirmação não é absoluta e nem possui uma fonte exata, mas reflete, sem dúvidas um sentimento geral da

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X BURRICE NATURAL

Muito tem se falado sobre ChatGPT e outras inteligências artificiais que prometem revolucionar vários aspectos da vida humana, seja no trabalho, em decisões e processos judiciais, em procedimentos méd

NÃO FAÇA NEGÓCIO SÓ DE BOCA.

Já ouviram falar alguns ditados populares como: “Quem empresta não presta” ou “Quem empresta dinheiro para amigo acaba perdendo os dois, o dinheiro e o amigo”? Pois é, tais ditados trazem a sabedoria

Comments


bottom of page