top of page
Buscar
  • Foto do escritorDaniel Maia

Volta às aulas no Ceará

O Estado do Ceará vem se destacando nacionalmente pelos bons índices que obteve nas últimas avaliações da sua rede de ensino público, a qual, inclusive tem alunos conseguindo ingressar em cursos concorridos de boas e disputadas universidades públicas.


Entretanto, com a suspensão das aulas devido à pandemia do coronavírus, o ensino público certamente foi prejudicado bem mais do que o ensino de colégios particulares, os quais contam com métodos modernos de ensino, estrutura tecnológica apta a proporcionar eficientes aulas remotas e todos os alunos com acesso à internet.


De outro lado, tem-se que a realidade dos alunos de escolhas públicas é outra bem diferente, uma vez que muitos não possuem acesso à rede de dados em casa ou mesmo não tem aparelhos para acessá-las como notebooks, tablets ou smartphones. Assim, como também as escolas públicas municipais e estaduais não possuem a mesma estrutura tecnológica que as da rede particular.


Nesse contexto, o prenúncio de que as aulas para os alunos da rede pública estadual voltarão em setembro é preocupante, seja pelo fato de que se voltarem totalmente de modo presencial colocarão muitas pessoas em risco, uma vez que as salas de aula terão enorme aglomeração, a qual ainda não é aconselhável pelo próprio Estado; seja pelo fato de que se parte das aulas forem de modo remoto muitos alunos e professores não terão como participar em virtude do déficit tecnológico que possuem em relação aos da rede privada de ensino.


De um modo ou de outro, o Estado deve garantir – e não transferir para os pais ou para os professores, que ao meu ver são os que mais sofrem por, em geral, não terem condições de ajudar mais seus estudantes – que os alunos tenham um ensino de qualidade e universalizado, tendo acesso à internet gratuita e aparelhos que possam acessá-la, sob pena de que o foço de oportunidades entre os alunos da rede pública e da rede particular não apenas aumente, mas também se instale entre os próprios alunos de escolas públicas.

1 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

NINGUÉM AGUENTA MAIS LIGACÕES DE 0303...

Ninguém aguenta mais receber ligações de números de telefone que começam com 0303. Claro que essa afirmação não é absoluta e nem possui uma fonte exata, mas reflete, sem dúvidas um sentimento geral da

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL X BURRICE NATURAL

Muito tem se falado sobre ChatGPT e outras inteligências artificiais que prometem revolucionar vários aspectos da vida humana, seja no trabalho, em decisões e processos judiciais, em procedimentos méd

NÃO FAÇA NEGÓCIO SÓ DE BOCA.

Já ouviram falar alguns ditados populares como: “Quem empresta não presta” ou “Quem empresta dinheiro para amigo acaba perdendo os dois, o dinheiro e o amigo”? Pois é, tais ditados trazem a sabedoria

Commentaires


bottom of page